Hereditariedade – conceitos básicos

Março 5, 2009 at 1:15 pm Deixe o seu comentário

Hereditariedade

Hereditariedade- transmissão de características fisicas e psicológicas de pais para filhos.

Gregor Mendel- Gregor Johann Mendel (Heizendorf, 20 de Julho de 1822 — Brno, 6 de Janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Descobriu as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários.

Núcleo- é o local da célula onde se encontra todo o material hereditário na forma de cromossomas. Todas as células do nosso corpo tem a mesma informação genética, com excepção das células sexuais que tem metade da informação genética de forma a manter o mesmo número de cromossomas aquando da reprodução.

Cromossoma - É constituido por uma molécula de ADN (ácido desoxirribonucleico) . O conjunto de cromossomas tipicos de uma espécie designa-se de cariótipo. Os cromossomas podem ser autossomas ou heterossomas.

Cariótipo humano - constituido por 23 pares de cromossoma 22 pares são autossomas e um par são heterosomas. Em cada par existe um cromossoma que recebemos do pai e outro que recebemos da mãe em cada um dos cromossomas existem o mesmo número de genes responsável pela mesmas características.

Autossomas- cromossomas responsáveis pelas características gerais do individuo.

Heterossomas- cromossomas responsáveis pelo sexo do individuo (XX para mulher, XY para homem).

ADN- tem como unidade base os nucleótidos ( constituido por um grupo fosfato+Ribose (açucar com cinco carbonos)+ uma base azotada ( que pode ser: adenina, citosina, guanina ou timina).

Gene- Porção de ADN constituido por um determinado conjunto de nucleótidos a que corresponde uma determinada sequência de bases azotadas que são responsáveis pela produção de uma determinada proteína, logo por uma caracteristica do individuo.

Genes alelos- Genes reponsáveis pela mesma caracteristica do individuo. No minimo cada caracteristica depende de dois genes que se encontram em cromossomas do mesmo par (cromossomas homologos). Estabelece-se uma relação entre esse genes que pode ser de dominância, codominância ou dominância incompleta.

Genótipo- Conjunto de genes que o individuo possui.

Fenótipo- Aspecto que se manifesta e que é visivel.

Gene dominante- é quando este gene alelo se manifesta na característica impedindo que o outro gene alelo não se manifeste este último designa-se de recessivo. Exemplo : um individuo pode ter um gene de olhos castanhos recebido do pai e um gene de olhos azuis recebido da mãe, sendo este o seu genótipo; o seu fenótipo será olhos castanhos pois o gene de olhos castanhos é dominante.

Gene codominante- é um gene que se manifesta em simultâneo com outro gene codominante. Suponhamos que existem genes responsáveis pela cor branca e outros responsáveis pela cor preta do pelo de uma determinada espécie, no caso de haver codominância entre este genes, um indivíduo com genótipo preto+branco terá um fenótipo preto e branco.

Dominância incompleta- No exemplo dado anteriormente no caso de haver dominância incompleta o indivíduo não será preto e branco mas terá uma cor diferente. Um exemplo real será o caso de cruzamentos de vaca preta com boi branco nasce um descendente ruão ( avermelhado ).

Individuo homozigótico- Diz-se do individuo que tem dois genes identicos para a mesma caracteristica.

Individuo heterozigótico- Diz-se do individuo que tem dois genes diferentes para a mesma caracteristicas.

fonte: http://cienciasnono.wetpaint.com/page/Hereditariedade
About these ads

Entry filed under: Noções Básicas de Hereditariedade. Tags: .

Olimpíadas da Saúde Já chegou!!!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Março 2009
S T Q Q S S D
« Fev    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Artigos recentes

Blog Stats

  • 51,228 hits

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: